segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CRISTO PAGOU O PREÇO DE NOSSA SALVAÇÃO COM O SOFRIMENTO EM CARNE















(João 6:51 ) Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá
eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha  carne.
(João 6:54 ) Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o
ressuscitarei no último dia.
Ele deu seu corpo e seu sangue (vida) pela salvação da humanidade. Não fala dele ter
morrido espiritualmente, ter adquirido a natureza do diabo e ter sido escravizado por
ele para nossa salvação.
(João 10:17-18)  Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. 
Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade
para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.
Jesus em si mesmo tinha autoridade para reaver sua vida, ressuscitando dos mortos.
Ele sempre esteve com o controle, nunca foi dominado pelo diabo. Embora a morte
espiritual estivesse sobre Ele, corpo, alma e espírito, lá na cruz, ela nunca entrou em
Seu espírito, que sempre foi o templo do Espírito. Ele nunca se uniu ao diabo.
(2 Coríntios 5:21 ) Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que,
nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Ele se tornou pecado, mas não pecador. Deus condenou na Sua carne, semelhante à
carne pecaminosa, o pecado da  humanidade (Rm 8:3). Sua alma e seu espírito
padeceram na carne, mas não pecaram. 
(Marcos 14:32-36)  Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse
Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. E, levando consigo a
Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia.
E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. E, adiantando-se
um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela
hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice;
contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
A alma e o espírito se angustiaram de morte mas não pecaram, portanto não
morreram espiritualmente, somente suportaram a morte espiritual da humanidade
sobre si. Seu espírito e sua alma não foram invadidos pelo reino das trevas, apenas
lutaram contra o mesmo.  
(Lucas 22:43-44 ) Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.  E, estando em
agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de
sangue caindo sobre a terra.
Jesus foi fortalecido pelo Espírito Santo e por meio dele se ofereceu em sacrifício de
sofrimento em expiação a Deus, sem pecado.
O Espírito Santo nunca deixou Jesus, antes lutou junto com Ele.
Foi pelo Espírito eterno que Jesus se ofereceu a Deus.
(Marcos 15:33-34)  Chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona.
À hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que  quer dizer:
Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Deus não podia olhar para seu Filho, coberto (mas não invadido) com as trevas de
todos os nossos pecados e oprimido (porém não dominado) por todos os demônios do
inferno. Contudo Deus não havia abandonado seu Filho, estava através do Espírito
eterno realizando a obra da redenção. Jesus não se afastou do Pai, apesar da dor da
morte e da opressão. Ele o temia e reverenciava durante a crucificação (Sl 22) João 19:28  Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!
João 19:30  Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a  cabeça, rendeu o espírito.
A obra da redenção estava potencialmente consumada, Jesus morreria em seguida.
Está consumado (no grego tetelestai) queria dizer na linguagem do mercado que o
preço fora pago. Jesus pagara o preço da nossa redenção com seu corpo moído e com 
sangue!
(Mateus 27:50-53)  E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.
Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra,
fenderam-se as rochas;  abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que
dormiam, ressuscitaram;  e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus,
entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
O véu rasgado queria dizer que agora o acesso a Deus foi aberto a todos porque Jesus
morrera por todos. Através do corpo rasgado de Jesus temos acesso à presença de
Deus. Os santos  que dormiam foram tirados do seio de Abraão e ressuscitaram
porque o preço de sua redenção total já fora pago. O terremoto mostra que Deus Pai
ouvira a oração de Jesus na cruz e viera em socorro a Jesus ( Ef Sl 18:7).
(Lucas 23:39-43 ) Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não
és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro,
repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós,
na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas
este nenhum mal fez.  E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu
reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Quando Jesus morreu, porque era justo foi para a parte do Hades chamado de seio de
Abraão ou paraíso. Naquele dia mesmo seu espírito e o espírito do ladrão se
encontrariam no paraíso. Contudo a sua carne não ressuscitaria até que se cumprisse
a justiça de Deus, condenando a carne do pecado.Foi necessário o testemunho de três
dias para Seu corpo na morte, para que se confirmasse a redenção.
(Lucas 16:23)  E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio.
O Hades tinha dois compartimentos: o inferno propriamente dito e o seio de Abraão.
Jesus não foi ser atormentado no inferno. Foi pregar aos espíritos em prisão.
(Lucas 23:44-46 ) Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre
toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então, Jesus
clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.
Jesus não entregou o espírito ao diabo para ser atormentado por ele, mas ao Pai. Na
verdade o espírito de Jesus é o Espírito Santo eterno. Ele manteve a comunhão com o
Pai até a Sua morte, embora não sentisse  mais a Sua presença e se sentisse
abandonado por Ele. Na verdade Deus não O desamparou (Sl 18:9,11). As trevas são
provavelmente a materialização dos pecados da humanidade que estavam sobre Ele. 
(Mateus 27:57-60 )Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que
era também discípulo de Jesus. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo
de linho e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma
grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou. Designaram-lhe a sepultura com os
perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo
algum se achou em sua boca.
Até mesmo o corpo de Jesus foi considerado  o corpo de um justo, depois que Ele
morreu. Como teria Seu espírito ainda ter que ser judiado no inferno como um
ímpio?
(João 20:17 ) Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu
Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para
meu Deus e vosso Deus.
Aqui Jesus ainda não havia subido em seu corpo ressuscitado à presença do Pai para
ser recebido em nosso lugar e ser glorificado.
(Atos 2:26-27 ) Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disto,
também a minha própria carne repousará em esperança, Pois não deixarás a minha alma
no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.
(Atos 2:31 ) Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi
deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção.
(Salmos 16:10  )Pois não deixarás a minha alma no inferno,  nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Jesus não ficou por muito tempo no mundo dos mortos, sheol em Hebraico e Hades
em Grego.
Ao terceiro dia ressuscitou e a partir desse dia trouxe consigo cativo o cativeiro, esvaziando o seio de Abraão  que era um compartimento do Hades  e levando-o consigo para o céu.
Seu corpo não sofreu corrupção, seu espírito e alma serviram a Deus enquanto morto. 
(1 Pedro 3:18-20 )Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pel
injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivific
pelo Espírito,  no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,  os quais, nou
tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de
Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram  sa
através da água,
(1 Pedro 4:6  )pois, para este fim, foi o evangelho pregado também a mortos, para q
mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus.
Ele morreu na carne e foi vivificado pelo Espírito  Santo  no qual foi e  pregou
mortos  enquanto morto.  Ele não poderia  fazê-lo se estivesse ainda culpado e
castigado em tormentos pelo Diabo.
(1 Pedro 4:1 )Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também
com este pensamento: que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado,
Jesus padeceu em carne e não foi atormentado em seu espírito enquanto seu corpo
estava  morto. Ele não estava sendo atormentado pelo diabo quando Ele esteve
ministrando aos irmãos no seio de Abraão e testificando aos espíritos dos rebeldes
antediluvianos. De fato a luz do espírito de Jesus iluminava o Hades e não o Hades
extinguia a vida  espiritual  de Jesus.  Se ele tivesse ido à parte do Hades
correspondente aos danados, Ele atormentaria o diabo e não o diabo O atormentaria.  
(1  Timóteo 3:16 ) Evidentemente, grande é o mistério da piedade:
 Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre
os gentios, crido no mundo, recebido na glória.
Jesus nos redimiu por sua morte na carne e foi justificado na ressurreição pelo poder do Espírito Santo.
(Colossenses 1:24 ) Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que
resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;
Paulo também não sofreu morte espiritual, quando completava os sofrimentos de Cristo por seu povo.
(Colossenses 1:22 ) agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a
sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis,
Não fala nada da morte espiritual e calabouço onde Jesus teria sido atormentado para nossa justificação.
(Efésios 2:15)  aboliu,  na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
Ele cumpriu a lei através de sua morte e portanto aboliu lei cerimonial na sua carne.
(Romanos 8:3 ) Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne,
isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no
tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
O pecado foi condenado na carne de Jesus e não no espírito de Jesus, embora Seu
Espírito sofresse com o peso da morte espiritual do homem.
(Hebreus 2:14 )Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue,
destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele
que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
(Hebreus 2:17 ) Por isso mesmo, convinha que, em todas as  coisas, se tornasse
semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas
referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.
(Hebreus 4:15 ) Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das
nossas fraquezas; antes,  foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
(Hebreus 9:11  )Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados,
mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação,
(Hebreus 9:12 ) não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas  pelo seu próprio
sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
(Hebreus 9:26)  Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes
desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou
uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.
(Hebreus 9:28)  assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar
os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.
(Hebreus 10:20)  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
(Hebreus 13:20 ) Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso
Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,
(Apocalipse 1:18)  e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
(1 Timóteo 1:17)  Assim, ao Rei  eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória
pelos séculos dos séculos. Amém!
(1 Timóteo 6:16 ) o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem
homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
Deus não morreu.
Quem morreu foi Jesus Cristo homem, que veio em carne para sofrer em carne por nossos pecados.
Filipenses 2:6-8  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o
ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-
se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,  a si mesmo se
humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Jesus sempre foi Deus, mas estando em carne se esvaziou das prerrogativas da
divindade. Não foi como Deus que ele pagou a penalidade e foi substituto de nosso
pecado, mas como homem sem pecado e sem mácula.
(Filipenses 2:9-11 ) Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que
está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na
terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Estudo por Clayton Bezzan c_bezzan@ig.com.br . Meu querido primo e tradutor da EETAD

Com carinho.

http://alvaleap.blogspot.com/

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