quarta-feira, 10 de novembro de 2010

AMOR SENTIMENTO SUBLÍME.


Ainda que eu falasse as línguas dos Homens e dos anjos,e não tivesse AMOR ,seria como o metal que soa ou como o sino que tine e ainda que tivesse o dom de profecia,e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé de maneira tal que transportasse os montes,e não tivesse AMOR , nada seria.( I Co:13,1 e 2 ).

O  AMOR é lindo em sua essência. O AMOR  é a chave para a conquista da vitória.
Vamos conhecer um pouco as diferênças deste sentimento tão profundo que invade nosso coração.
Segundo definiçao dos Gregos existem 4 tipos de AMOR: Eros,  Storge, Phileo e Ágape.
AMOR:Instintivo, Afetivo,fraternal e divino.
O AMOR instintivo também chamado ( Eros) É totalmente centralizado no corpo físico, atração física, paixão;

AMOR instintivo é:
Um AMOR erótico, egoísta, interesseiro, pecaminoso;
Um AMOR leviano, irresponsável e descontrolado;
Um AMOR alimentado só de sensações e emoções.
E por incrível que pareça é este AMOR  instintivo que predomina, hoje a humanidade, e muitas vezes se transforma em desilusões desastrosas.
Muitos confundem AMOR  com paixão.
O AMOR é controlado,           A paixão descontrolada
O AMOR é gradativo .            A paixão é súbita no início.
O AMOR esfria lentamente.    A paixão esfria rápidamente
O AMOR não se transforma em ódio. A paixão sim
O AMOR busca qualidade de caráter. A paixão só busca aparência;
O AMOR apresenta-se como de fato é.A paixão não, é só mentiras.
O AMOR procura dar mais que receber.A paixão é egoísta.

O AMOR afetivo(Storge) é:
O AMOR familiar, AMOR conjugal, almas unidas, corações unidos, e não apenas corpos.
É um AMOR realista;
È um AMOR responsável e leal, baseado na confiança mútua;
O AMOR afetivo envolve também amar assim pelo ser amado.
Lindo isso ne?. Este AMOR é maravilhoso.Quando sincero.

AMOR fraternal (Phileo)
É amizade, afeição, AMOR ao próximo, AMOR social, comunitário;
O casal deve também amar assim (Cantares 5,1) " Ja vim para o meu jardim,irmã minha, minha esposa".
O esposo trata a esposa chamando-a minha irmã, isto é AMOR fraternal.

AMOR divino (Ágape)
AMOR divino é o AMOR que procede de DEUS. E DEUS é  a personificação deste AMOR, é amar sem esperar ser amado; veja em (I Co:13.4 ,7).
" O AMOR é paciente, é benígno, o AMOR não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas, regozija-se com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Paulo fala em( I Co:13,13 a cerca de :)
FÉ, ESPERANÇA, AMOR.   e "diz que o maior destes é o AMOR"
Porque Paulo diz que o AMOR é o maior ?
Porque a fé é exercício para o homem, a esperança é exercício do homem. mas só DEUS  é  AMOR.
( I Co:13.1,3).

Bem meus amados agora que voce e eu ja conhecemos as diferenças deste sentimento tão sublime,podemos viver uma vida de relacionamento mais feliz, procurando colocar sempre o AMOR  verdadeiro em nossos corações. Buscando fazer a diferença em nós mesmo e nos concientizando de como colocar o AMOR certo em  nossas vidas. Mais sabendo que o AMOR  maior é aquele que vem de DEUS. Porque ninguém nos amou tanto a ponto de dar seu único filho para remissão de nossos pecados. Como nosso DEUS JEOVÁ. DEUS é AMOR, ele me ama, DEUS  ama  voces e eu também. Deus abençoe sua vida e que  ele que coloque  o amor puro de jesus em nossos corações.Amém ?

Com carinho.

http://Alvaleap.blogspot.com

3 comentários:

  1. Oi flor...fico feliz por vc ter me entendido, às vezes falo sobre assuntos que não são bem o que acredito mas adoro blogar, conhecer amigos, assim como vc...um cherim...fik com Deus...khelen.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz minha irma!! SEja bem-vinda ao Vivendo pela palavra, eu também ja estou por aqui!!! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. O grande significado do amor que vem de Deus, tem perdido o seu sentido real. muitas vezes aqueles que se dizem cristão não o usam ou usam-no mal. Decerto Jesus deixou escrito que devemos amar o próximo como a nós mesmos, só que muitas vezes a pessos não se ama a si mesmo, ou então cai para o narcizismo.
    Muita paz minha irmã que jesus a faça nadar a cada dia no rio do Seu Amor.

    António.

    ResponderExcluir