segunda-feira, 26 de abril de 2010

"SÓZINHA SIM, MAIS FELIZ"-- Os segredos dos solitários felizes












SOLITÁRIO:
É a  pessoa que termina um casamento,ai acaba se mudando para uma casa nova  sem  companheiro e sem filhos,A maioria se apoia nos amigos.
É aquela pessoa  que sente o vazio de  não ter alguém para se abrir,conversar,em casos extremos procura ajuda profissional.
É a pessoa que mora sózinho  por opção, isso porque gosta da liberdade  e autonomia, nesta condição nunca se senti  infeliz, porque vive rodeado de amigos.
É a  pessoa que  tem dificuldades de dividir seus pertences.neste caso é egoísta e por isso busca viver só,e nesta circunstância não está livre de  se sentir triste e sózinho.
Bem,  é cada vez maior o número de pessoas  que preferem  viver sozinhos. Mas  isso não significa sofrimento. Pois muitos solitários se sentem imensamente felizes..Conheçam um pouco seus segredos.
Em vez de criança eufórica  correndo pela casa,os corredores  estão vazios e silenciosos. No almoço ou  jantar,apenas um par de talheres, não há discussões familiares.
Antes de  dormir,não há companhia  para assistir uma tevê.
Cada vez mais, homens e mulheres  moram sózinhos.
A  cada ano aumenta   o número de  indivíduo que mora sem companheiro(a ).Até pouco tempo atrás o " MORAR SÓ" era  relacionado a  "SER SÓ ". E essa  pessoa geralmente tinha problemas de relacionamento ou idosos, carregava o estígma de isolados e abandonados.
Hoje morar só virou um estilo de vida,graças a um  bom  número de jovens que deixam a casa dos pais  em  busca da tão almejada  liberdade e autonomia.
Há  quem diz que morar sózinho é menos solitário do que se  supunha e desfruta da vida em  comunidade.
Muitos jovens são independentes  e consideram isso uma  grande conquista.  Eles batalham para ter seu canto  e não se sentem  sózinhos, porque contam com o apoio da familia e dos amigos. Nas grandes cidades , em centros urbanos  é mais comum ver jovens independentes  partindo para uma vida  solo. Devido a agitação, a correria, o estresse do dia a dia.
Não é necessáriamente uma condição definitiva.
Quando encontra  um parceiro, eles deixam  para trás  o egoísmo, as vantagens de não ter de dar   satisfação a ninguém e o conforto de ter uma casa só deles para  dividir o espaço das escovas de dente e contituir uma família.
Para alguns sua casa  é seu templo,onde recarrega  as energias, adoram sua rotina, especialmente pela liberdade  que conquistaram, não tem horário para chegarem em casa, por  isso é impossível comparecerem a jantares com hora marcada.
Há uma  pessoa que eu conheço   que aproveita  a  vaidade solteira,sem amarras e cuida  da sua casa com  muito prazer, Ela  deixou a casa  dos pais para morar com amigas  há 10 anos.  Há um ano  e  meio ,vive só em um pequeno apartamento com algumas quadras do trabalho.  Isto lhe permite caminhar até lá,o que para ela significa  qualidade de vida. Ela diz :"CONSIDERO TER MEU PRÓPRIO ESPAÇO, UMA VITÓRIA ".
Sendo assim eu penso que a vida  agitada contribui  o desejo das  pessoas ficarem sós, de curtirem o silêncio  de suas  casas, de lidarem  com os afazeres do seu próprio jeito.
Desde que acordamos nos relacionamos   com muitas pessoas por obrigação. Seja no elevador de um edifício, seja na academia, no trabalho ou  na faculdade. Saõ todos contatos muito fluídos que exigem de nós um tempo para digeri-los e assimila-los até mesmo para nos reconhecer  como indivíduos ou cidadãos.
São excessos de relações pessoais que temos  no dia a dia que exige  um tempo para reavaliações.
O momento de solidão funciona como  um  mecanismo de  defesa da pessoa, para que ela não se sinta  diluído em meio a  tantas informações e influências  externa.
E  o que torna o solitário feliz   é o "INSTINTO DE COOPERAÇÃO SOCIAL ". E com isso a era da internet, e as relações virtuais ganham espaço.

"Viver só não significa estar condenado à solidão . saudável é equilibrar  momentos de isolamento e reclusão com os de interação com a família e  amigos.

"ASSIM É  POSSÍVEL SER  FELIZ  SÓZINHO."


Com carinho:

http://alvaleap.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Muitos dizem, prefiro ficar junto de alguém, ter uma companhia, Mais observem bem. Escrevi este texto depois de uma pesquisa,a qual descobri a outra face da vida.E pude ver que realmente existem pessoas muito mais felizes sózinhas do que acompanhada, isso proveniente de alguma experiência que tenham passado ao longo de suas caminhadas..

    ResponderExcluir